SOBRE O ESTADO DA SAÚDE MENTAL

A naloxona é um fármaco antagonista dos receptores opióides e foi criado pela farmacêutica Sankyo nos anos 60. Era usado sobretudo por via intravenosa para reverter a overdose de opioides.
Neste momento, o número de overdoses por opióides nos Estados Unidos é tão grande, que existe a necessidade de disponibilizar esta substância de forma menos controlada, nas prateleiras de supermercados, como o Walmart.
Ou seja, neste momento, temos os cidadãos viciados em drogas legais receitadas pelos médicos convencionais, forçados a tomar outra que deveria carecer de prévia receita médica, mas já disponível em prescrição livre!
Recordo que o problema do consumo de opióides foi, durante décadas, fomentado pela indústria farmacêutica e pelos médicos norte-americanos, que viam em fármacos como o oxycontin (um análogo sintético da morfina), a panaceia para as queixas de dores dos pacientes…
Disto e de outras coisas falo no meu livro “Estados Ampliados de Consciência – O Livro do Despertar”, editado pela Zéfiro.
Temos um mundo viciado em antidepressivos e outras substâncias. LEGAIS.
E do outro lado da barricada temos soluções, muitas delas ancestrais e com séculos, milénios de existência, impedidas na sua legalização, apenas por motivos económicos.