De facto, os anos voaram!
Mas, estes 30 anos de política activa, cheio de histórias e peripécias mirabolantes, não foram ainda o suficiente para que resolvesse dedicar, este meu primeiro livro, a relatar alguns desses episódios.
A seu tempo, estou certo de que o farei. Mas, precisamente por ainda me encontrar no desempenho de funções públicas, entendi não o fazer já e muito menos misturar essas funções que ocupo, ainda que transitoriamente, com as de autor. Por outro lado, se ser-se autarca é estar ao lado do povo e é sentir as suas dores e as suas preocupações, mais sólida ficou a minha decisão de editar antes este livro.
Em 2023, uma pandemia, mais uma guerra e esta inflação desenfreada depois, com a subida dos preços em tudo quanto consumimos, o resultado está à vista e é o de uma população viciada em antidepressivos, ansiolíticos e demais barbitúricos. É este o que encontro nas ruas, nas conversas que mantenho diariamente, nas páginas dos jornais, na tv e nos principais indicadores. A verdade, é a de que também a esse nível, apresentamos lamentavelmente dos piores números europeus.
O stress, a depressão e o burnout estão no seu pico e até os jovens apresentam valores graves a estes níveis. A saúde mental dos portugueses está uma lástima, já não é sequer possível escondê-lo e imperam soluções.
Concluo, que nunca foi tão urgente despertar, como agora! Daí este meu singelo contributo, depois de quase 10 anos de pesquisa, reunindo alguns artigos científicos das melhores Universidades do mundo, mas também fruto de muitos conhecimentos ancestrais, somados às conclusões de algumas das minhas viagens pessoais.
Este é o tempo. Este é o desafio!
Estão todos convidados, dia 22 de Junho, pelas 18h – no Centro Cultural de Belém na Sala 7 – Sophia de Mello Breyner Andresen.
Até já.